Cheia do Rio São Francisco já começa a desalojar famílias em Juazeiro

 

Com o aumento da vazão do reservatório de Sobradinho, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) divulgou pontos de atenção que devem ser impactados, com inundações, pela maior quantidade de água que será liberada pelo lago localizado em Sobradinho, no Norte da Bahia. Até o próximo dia 26, a defluência deve chegar a 4 mil m³/s, sendo a maior desde 2009.

Em Juazeiro, de acordo com a Chesf, existem áreas sujeitas à inundação com vazões a partir de 4 mil metros cúbicos por segundo. O bairro do Angari, situado abaixo do dique de proteção, está sujeito à inundações com vazões a partir de 3 mil m³ por segundo.

Atualmente, com defluência 1.800 m³/s. o cenário no local já começa a mudar. A estátua do Nego D’água, que antes estava praticamente no seco, agora já começa a ser coberta pela água do rio.

A cada dois dias, a vazão vai aumentando 500 m³/s, chegando aos 2.300 m³/s neste domingo (16), a 2.800 m³/s em 18 de janeiro, 3.300 m³/s em 20 de janeiro, 3.800 m³/s em 22 de janeiro e 4.000 m³/s no dia 24.

Ao PNB, o presidente da associação, Neguinho do Angari, informou aproximadamente 30 famílias devem deixar suas casas por conta da elevação do nível do rio.

“Foi designado um espaço no Colégio Paulo VI para receber mais de 30 famílias. Fomos informados que as salas estão prontas com colchões, lençóis, alimentação. Tem também médicos para fazerem a testagem da Covid-19 e da gripe. Hoje, cerca de 4 famílias chegaram a pedir para sair da casas, mas depois preferiram sair na segunda-feira. A prefeitura já está disponibilizando três caminhões e uma equipe para poder fazer o transporte dos moradores para o abrigo”, .

Uma operação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Marinha também será realizada para manter a segurança das residências que serão desocupadas.

A Polícia Militar já informou que irá montar uma guarita aqui no bairro para fazer a segurança das residências das famílias que iram para o ponto de apoio no Colégio Paulo VI. Além disso, equipes da Marinha e do Corpo de Bombeiros também darão esse apoio pelo rio São Francisco”, acrescentou.

Além do Angari, famílias que residem em ilhas de Juazeiro, também devem ser atingidas, a exemplo do Rodeadouro e Ilha de Nossa Senhora.

Redação PNB/ Foto: Binha Cleiber de Assis

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário