Buscas por adolescente que desapareceu no Rio São Francisco chega ao 5° dia; garoto não sabia nadar

Imagem ilustrativa
As buscas pelo menino de 12 anos que desapareceu depois de pular de uma estrutura de concreto para nadar no Rio São Francisco, no norte do estado, chegam ao quinto dia neste domingo (6). Uma equipe do Corpo de Bombeiros atua em Juazeiro e em outros municípios vizinhos banhados pelo ‘Velho Chico’, para tentar localizar o garoto.
O menino foi identificado como como Josenilton Barbosa da Silva Júnior. Ele brincava com um grupo de amigos na região da orla nova, na quarta-feira (2), quando sumiu. Segundo as testemunhas, após o mergulho, ele conseguiu emergir na água duas vezes, pedindo socorro, mas depois afundou e não foi mais visto.

Bombeiros disseram que na área onde o garoto mergulhava o rio tem cerca de sete metros de profundidade, em condições normais. No entanto, com o aumento recente da vazão da Barragem de Sobradinho por causa das chuvas, esse volume aumentou. A estimativa é de que o nível do rio tenha subido, ao menos, mais oito metros.
Por esse motivo, nos últimos dias a correnteza do rio São Francisco está mais forte. Esses fatores, além de aumentar os riscos de afogamento, também têm dificultado o trabalho dos cinco bombeiros que atuam na região.
A família também tem acompanhado as buscas e à reportagem da TV São Francisco, afiliada da Rede Bahia em Juazeiro, parentes disseram que Josenilton Júnior não sabia nadar.
G1 – Bahia.
