Aumento de casos da Covid-19 no Amapá faz governo do estado suspender eventos de campanha eleitoral por 7 dias

O Governo do Amapá e a Prefeitura de Macapá anunciaram na noite desta terça-feira (27) o retorno de medidas mais restritivas de atividades econômicas e sociais em função da alta de registros de casos e internações por Covid-19. Entre as principais, está a suspensão por 7 dias de atividades que gerem aglomeração, entre elas ações de campanha eleitoral e o funcionamento de bares, balneários, casas de shows. As medidas valem a partir de quarta-feira (28).

O anúncio acontece em meio ao aumento de casos e internações por suspeitas e confirmações de Covid-19 na capital e no estado. Atividades que seguirão em funcionamento, como supermercados e miniboxes, terão horários de fechamento reduzidos.

O decreto estadual estabelece também que “fica vedada a circulação de pessoas em praças, calçadas e logradouros públicos a partir das 21 horas”.

Trecho principal do decreto do governo do Amapá — Foto: Reprodução

Trecho principal do decreto do governo do Amapá — Foto: Reprodução

Governador e prefeito também anunciaram que, pelo mesmo período, as atividades do funcionalismo público presencial ficarão restritas aos serviços essenciais. Foram suspensas ainda, a visitação a cemitérios, promoção de feiras e eventos e oferta em locais públicos de brinquedos como pula-pula, cama elástica, piscina de bolinhas e similares.

Em apenas uma semana, entre 19 de outubro e esta segunda-feira (26), o número de pessoas internadas, com casos confirmados ou suspeitos da doença, saltou 74%. “Tivemos fechado o relatório epidemiológico da última semana que confirmou aquilo que em regra muitas pessoas da sociedade ainda não estão percebendo, muitos não se deram conta do que está acontecendo em relação ao comportamento da pandemia. Chegamos ao dia de hoje a 114 internados, entre leitos clínicos e de UTI”, explicou Waldez.

A fiscalização para o cumprimento das medidas será intensificado na capital e nos demais municípios pelas forças de segurança a partir de 0h de quarta-feira. “Vamos suspender atividades consideradas por nós, nossos técnicos e a população, como gerando muita aglomeração: balneários, boates, casas de shows, casa noturnas. Mantemos as atividades dos restaurantes, mas só diminuímos os horários, até 0h, puxamos para 22h. Supermercados, miniboxes, voltam para 21h”, explicou o prefeito Clécio Luís.

Ocupação de leitos e classificação de risco

A elevação obrigou o aumento de leitos clínicos e de UTI no único centro exclusivo para tratamento da doença no estado, montado no Hospital Universitário. Os demais, localizados em Macapá e Santana, foram desmobilizados em setembro com a redução de casos e mortes registrada a partir de agosto.

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) informou em 21 de outubro que, com a situação atual da pandemia da Covid-19, o Amapá voltou à faixa laranja no mapa de classificação de risco da doença, que representa nível moderado.

Fonte: G1 – Amapá.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário