Astronauta em órbita na estação espacial da Nasa captura foto deslumbrante do Rio São Francisco
Um astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional da Nasa tirou esta foto enquanto orbitava o sudeste do Brasil. A imagem foca no Reservatório de Três Marias, um corpo d’água artificial alimentado pelo Rio São Francisco.
Os tipos de cobertura do solo variam na imagem, com cores fortes dominando a cena. Grande parte da terra não vegetada, como campos não plantados e estradas não pavimentadas, aparece em tons brilhantes de vermelho e amarelo. Essa coloração vem das argilas e solos subjacentes do estado brasileiro de Minas Gerais. Esses substratos são ricos em ferro e alumínio e podem ficar com cores vibrantes quando intemperizados.
O acesso à água doce para irrigação permite a agricultura ao redor do reservatório. Áreas em tons de vermelho e verde podem ser distinguidas como campos com irrigação por pivô central ou parcelas de bordas retas. Uma linha de contorno laranja-amarronzada traçando a linha costeira do reservatório marca onde os níveis de água foram mais altos.
O Reservatório de Três Marias é um dos três principais reservatórios ao longo do Rio São Francisco. Os tons mais claros de azul em sua superfície são devidos ao brilho do sol, um efeito óptico que ocorre quando a luz do sol reflete na água lisa no mesmo ângulo em que um sensor a vê. Usinas hidrelétricas no rio, como na Represa de Três Marias (não mostrada na foto), geram energia para o país.
Pequenas cidades nesta região estão concentradas perto da água, onde a pesca e a agricultura são modos de vida comuns. Não há grandes pontes visíveis cruzando o reservatório. Estradas de terra vermelha levam às suas margens suaves e bronzeadas, onde veículos e barcos podem estacionar.
A fotografia do astronauta ISS070-E-51989 foi adquirida em 27 de dezembro de 2023, com uma câmera digital Nikon D5 usando uma distância focal de 420 milímetros. Ela é fornecida pelo ISS Crew Earth Observations Facility e pela Earth Science and Remote Sensing Unit, Johnson Space Center. A imagem foi tirada por um membro da tripulação da Expedição 70.
A imagem foi cortada e aprimorada para melhorar o contraste, e os artefatos da lente foram removidos. O Programa da Estação Espacial Internacional apoia o laboratório como parte do Laboratório Nacional da ISS para ajudar os astronautas a tirar fotos da Terra que serão do maior valor para os cientistas e o público, e para tornar essas imagens disponíveis gratuitamente na Internet. Imagens adicionais tiradas por astronautas e cosmonautas podem ser visualizadas no NASA/JSC Gateway to Astronaut Photography of Earth.
Texto por Andrea Wenzel/Contrato Jacobs-JETS II na NASA-JSC – traduzido pelo Google tradutor