Associação de Amigos e Pessoas com Lúpus do Vale do São Francisco denuncia falta de atendimento especializado em Petrolina

Nós da Associação de Amigos e Pessoas com Lúpus do Vale do São Francisco vimos através deste blog denunciar a falta de atendimento especializado pelo SUS para pessoas com lúpus na cidade de Petrolina e circunvizinhas atendidas na UPAE, HU-Univasf e policlínica municipal de Petrolina. Sofremos muito com o fechamento da UPAE e a falta de reumatologista no ambulatório do município desde que começou a pandemia. Com o retorno das atividades continuamos sendo penalizadas.
Na UPAE as pessoas com lúpus não conseguem atendimentos com especialistas, quem já tinha guias de retorno, principalmente para o reumatologista, estão sendo encaminhadas para voltar as suas Unidades Básica de Saúde de referência e no ambulatório do município constantemente o profissional reumatologista encontra-se afastado do trabalho sem que haja substituição do mesmo, e com isso a demanda por consulta com o reumatologista aumentou, já que também o ambulatório de reumatologia do HU-UNIVASF está fechado desde abril de 2020 por conta de licença maternidade da reumatologista sem haver uma contratação temporária.
O lúpus é uma doença grave que leva o sistema imunológico da pessoa a atacar o próprio corpo, trazendo acometimentos em orgãos vitais como rim, coração, pulmão, cérebro e etc. Sem o acompanhamento dos especialistas, principalmente do médico reumatologista, as pessoas com lúpus de Petrolina e das cidades circunvizinhas atendidas pela UPAE e HU-UNIVASF vão começar a morrer! Pedimos socorro as autoridades competentes, pedimos resposta quanto a não contratação de reumalogistas temporários para suprir a demanda e cobrir os afastamentos desses profissionais. Nos deixem viver.
Associação de Amigos e Pessoas com Lúpus do Vale do São Francisco
