Após reunião de Lula com pastor da Assembleia de Deus, Jorge Messias, membro da igreja, pode ser o novo ministro do STF

O presidente Lula deve indicar o atual ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para o STF. A informação foi confirmada à coluna do Metrópoles por pelo menos cinco auxiliares e aliados do petista. Messias será indicado para a vaga do ministro Luís Roberto Barroso, que se aposentou antecipadamente da Corte, aos 67 anos de idade — o magistrado poderia ter continuado no STF até os 75 anos.
A expectativa é que Lula anuncie oficialmente a indicação de Messias nos próximos dias. O ministro, então, passará por sabatina no Senado, que decidirá se aprova ou não o nome dele para a Corte. A indicação de Messias era apoiada sobretudo por lideranças do PT.
O nome de Messias ganhou força após uma reunião entre o presidente e o bispo Samuel Ferreira, da Assembleia de Deus de Madureira, que estava acompanhado do deputado federal Cezinha Madureira. Na ocasião, Lula disse: “Um trabalho pautado em valores cristãos que também mobilizam as ações do nosso governo: respeito, fraternidade, comunhão e apoio às famílias”.
Caso seja confirmada a indicação, O STF, instância superior ou última instância do poder judiciário brasileiro, terá dois evangélicos em sua composição. André Mendonça, o advogado “terrivelmente evangélico” escolhido por Bolsonaro, e Jorge Messias, membro da Assembleia de Deus de Madureira.
Quem é Jorge Messias?
Jorge Messias tem 44 anos e é procurador da Fazenda Nacional desde 2007. Já foi subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República, secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação e consultor jurídico dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.
É graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE) e mestre e doutor pela Universidade de Brasília (UnB).
