Assembleia geral define regras das eleições 2021 do STTAR de Petrolina

Com participação de associados presenciais e online, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR Petrolina), foi escolhida a comissão eleitoral e votado o regimento do pleito que vai escolher a nova diretoria e o conselho fiscal do sindicato. As eleições acontecem já no final de novembro. Caso não haja quórum mínimo, o pleito ocorre na primeira semana de dezembro.

A assembleia geral ocorreu neste sábado, 30 de outubro, na quadra de esportes do Sest Senat. Para a escolha da comissão eleitoral, foram inscritas duas chapas, cada uma com três titulares e três suplentes. Na votação, a vencedora foi a chapa 1 integrada por Rafaela Coelho, Nilberto Michael Almeida dos Santos e Fábio Alves de Lima (titulares); e Uilton Alves, Clemilson Araújo e Francisco de Assis Ferreira (suplentes).

Nilberto Michael será o coordenador da comissão. Ele disse que disputou alguma coisa e é a primeira vez também que enfrenta o desafio de conduzir as eleições do principal sindicato de assalariados do Nordeste.

Nilberto salientou a importância desse momento democrático quando os próprios associados escolhem como serão conduzidas as eleições para a nova diretoria da entidade e do conselho fiscal do STTAR.

“Minha expectativa é positiva. Vamos trabalhar para todo o processo transcorre em paz e que vença o melhor”, ressaltou Nilberto Michael que coordenará os trabalhos na comissão eleitoral.

O presidente do STTAR de Juazeiro/BA, Zezinho da CTB, esteve acompanhando a assembleia e frisou que Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, estará presente, acompanhando a disputa e apoiando todo o processo eleitoral do STTAR Petrolina.

“Estamos representando a CTB. Enxergamos esse ser um momento de muitos desafios para a classe trabalhadora, diante dos constantes aumentos impostos pelo governo federal, o que tem deixado a classe trabalhadora e nosso povo brasileiro ainda mais preocupados. São lutas que sabemos que em Petrolina, se torna ainda mais necessárias”, ressaltou o dirigente.

Em nome da diretoria, Maria Joelma, diretora de finanças do STTAR, elogiou todo o processo democrático com a realização da assembleia e grande presença dos associados.

“Prevaleceu a democracia e parabenizo todos os associados que se envolveram para que tudo corresse bem, dentro do processo democrático”.

A presidente do STTAR, Leninha Lima, frisou que seu mandato vai até 31 de dezembro e seu compromisso é garantir aos associados, a realização das eleições e o direito de todos escolherem os novos dirigentes do sindicato.

“Como presidente, tenho trabalhado para que nossos associados e associadas, possam dispor de todas as garantias para que as eleições acontecem, cumprindo todos os prazos, dentro do processo legal e cumprindo o estatuto do sindicato”, assinalou a presidente.

REGRAS

Após a escolha da comissão eleitoral que vai coordenar os trabalhos de imediato, a assembleia geral votou o regimento do pleito eleitoral de 2021 da escolha da nova diretoria do STTAR e seu Conselho Fiscal.

Pelo calendário aprovado na íntegra pelos presentes, as eleições do STTAR de Petrolina, acontecerão dia 30 de novembro com quórum mínimo de 20% dos associados que estejam registrados nas empresas e em dia com o sindicato entre julho e outubro de 2021.

Segundo o regimento, caso o quórum mínimo de 20% dos associados não seja atingido dia 30 de novembro, o pleito acontecerá em 7 de dezembro com quórum mínimo de 10%, a ser conferido antes da abertura das urnas.

OUTRAS DATAS

De acordo com o regimento aprovado, os prazos do pleito do STTAR começam a contar oficialmente a partir da sexta-feira, 5, com a publicação do edital para que as chapas interessadas possam se inscrever na disputa.

O dia 9 de novembro está reservado para ser o limite dos registros de chapa. No dia seguinte, 10, abre-se o prazo para que as chapas promovam correções detectadas pela comissão eleitoral.

Dia 11, acaba o prazo de entrega das correções, e do 12, a comissão eleitoral publica as chapas.

No dia 13, data limite para que chapas concorrentes posam apresentar impugnações.

No dia 14, é o limite para a publicações das chapas e possíveis substituições de integrantes.

Pelo calendário do regimento aprovado pela assembleia do STTAR, a campanha do pleito 2021 para a escolha do novo comando da entidade, será entre 15 e 29 de novembro.

Haverá urnas fixas e itinerantes, conforme disposto também no regimento das eleições.

Por Assessoria de Comunicação

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário