Abono salarial PIS-Pasep 2026: consulta ao benefício é liberada; veja como fazer


Os trabalhadores já podem consultar se têm direito ao abono salarial PIS-Pasep 2026, referente ao ano-base 2024, a partir desta quinta-feira (5).

Para fazer a consulta pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, siga o passo a passo:

✅Certifique-se de que o aplicativo esteja atualizado;
✅Acesse o sistema com seu número de CPF e a senha utilizada no portal gov.br;
✅Toque em “Benefícios” e, em seguida, em “Abono Salarial”. A tela seguinte irá informar se o trabalhador está ou não habilitado para receber o benefício.

Vale lembrar que trabalhadores do setor privado também podem consultar a situação do benefício e a data de pagamento nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.

O pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2026, referente ao ano-base 2024, começa no dia 16 de fevereiro. A partir deste ano, o abono será pago por meio de calendário fixo.

Calendário de Pagamento Abono Salarial PIS/Pasep 2026
(Ano-Base 2024)

Mês de Nascimento – Data de Pagamento

  • Janeiro – 15 de fevereiro
  • Fevereiro – 15 de março
  • Março e Abril – 15 de abril
  • Maio e Junho – 15 de maio
  • Julho e Agosto – 15 de junho
  • Setembro e Outubro – 15 de julho
  • Novembro e Dezembro – 15 de agosto

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a estimativa é de que 26,9 milhões de trabalhadores sejam beneficiados neste ano, com um total de R$ 33,5 bilhões em pagamentos.

Nesta primeira etapa, o benefício será pago aos trabalhadores nascidos em janeiro. Os valores ficarão disponíveis para saque até o encerramento do calendário, em 30 de dezembro de 2026.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano e em Matemática, pela Faculdade Prominas - Montes Claros. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com a Pedagoga Amanda Scarpitta e pai de duas filhas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário