Catharina Garziera comemora momento histórico para Vale do São Francisco com embarque do primeiro contêiner de uvas para a Europa com tarifa zero

A prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera, participou na sexta-feira (22), em Petrolina, da programação da ‘Caravana do Agro’, iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que apresentou ações e investimentos voltados ao fortalecimento do agronegócio brasileiro. O evento reuniu produtores, autoridades políticas e representantes do setor na sede da Valexport — Associação dos Produtores e Exportadores do Vale do São Francisco – localizada em Petrolina.

Um dos momentos mais marcantes da programação foi o embarque simbólico do primeiro contêiner de uvas produzidas no Vale do São Francisco destinadas à União Europeia com tarifa zero de exportação. Antes do acordo firmado entre Mercosul e União Europeia, os produtores pagavam cerca de 12% de tarifas para exportar a fruta ao mercado europeu.

A medida faz parte do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, resultado de mais de duas décadas de negociações diplomáticas, e representa um avanço histórico para o agronegócio brasileiro, especialmente para os produtores do Vale do São Francisco, referência nacional na fruticultura irrigada.

Durante o evento, o ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, destacou a força do agro na economia brasileira e a importância estratégica da região para o setor. Para a prefeita Catharina Garziera, o embarque simboliza mais desenvolvimento econômico, geração de renda e valorização dos produtores lagoa-grandenses e de toda a região.

“Esse é um momento histórico para Lagoa Grande e para todo o Vale do São Francisco. É a valorização da nossa gente, mais desenvolvimento e mais oportunidades para os nossos agricultores. Essa conquista representa uma margem maior para o produtor investir ainda mais na sua propriedade, gerar emprego e fortalecer a economia da nossa região. Ficamos felizes em ver que existe um olhar atento de Brasília para o nosso povo e para a força do nosso Vale do São Francisco”, afirmou a prefeita.

A programação também contou com a presença do produtor rural e secretário de Governo de Lagoa Grande, Jorge Garziera, pioneiro na produção de uva no Sertão do São Francisco. Ele relembrou o início da atividade na região e comemorou o reconhecimento internacional alcançado pelo Vale.

“Chegamos aqui e não tinha nada. Lembro das primeiras mudas que trouxemos e das parcerias que fizemos com o Sebrae, por exemplo, para desenvolver outras formas de produção como a uva sem semente. Ver hoje nossa produção chegando ao mercado internacional com ainda mais competitividade é motivo de muita emoção. Esse momento representa uma grande colheita de anos de trabalho e dedicação”, destacou Jorge.

O primeiro contêiner embarcado saiu com 21 paletes, cada um contendo 120 caixas com aproximadamente 5 quilos de uva. Segundo representantes da empresa exportadora, em períodos de alta produção, a média é de cerca de 120 contêineres enviados para países como Inglaterra, Holanda, Espanha e França, entre outros.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano e em Matemática, pela Faculdade Prominas - Montes Claros. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com a Pedagoga Amanda Scarpitta e pai de duas filhas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário