“Senha da Morte”: Presidente da Câmara cobra melhorias e mais humanização no sistema de saúde durante a 8ª Conferência Municipal


A 8ª Conferência Municipal de Saúde de Lagoa Grande foi realizada nesta terça-feira (30), no Centro de Treinamento e Aprendizagem (CTA), reunindo profissionais de saúde de diferentes áreas e níveis de atuação para debater os desafios e o futuro das políticas públicas de saúde no município.

Durante o evento, o presidente da Câmara Municipal, Mantena Estevão, destacou a importância da humanização no atendimento e reforçou a necessidade de melhorias no sistema de regulação e distribuição de senhas para atendimentos, que tem gerado angústia e sofrimento para muitas famílias.

“Foi colocado muita coisa boa aqui e é importante, mas eu fico preocupado com a situação que acontece, a secretária vai concordar comigo e quem trabalha no hospital vai concordar, que é a senha da morte, não é a senha da regulação, é a senha da morte […] é preciso que o Estado repare isso, rediscuta isso. É preciso que a União também rediscuta isso. Eu acho que o tema a ser discutido, além do que vai ser colocado hoje, é como tratar melhor a saúde do nosso povo. Nosso hospital recebe as pessoas do município, mas tem tratamento que não consegue dar aqui, porque a estrutura ainda não chegou a comportar.”

A fala do presidente foi motivada por casos recentes que comoveram a região, como o do agricultor Edmilson Amorim Gomes, de 72 anos, morador do interior de Lagoa Grande, que faleceu após dias de espera por uma vaga hospitalar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Petrolina. Edmilson chegou a ser entubado, mas permaneceu aguardando transferência para uma unidade de maior complexidade. Situações como essa, infelizmente, não são isoladas, e têm sido associadas à demora no sistema de regulação, popularmente chamada de “senha da morte”.

Mantena aproveitou a ocasião para chamar atenção das autoridades e dos gestores da saúde pública sobre a urgência de avanços no atendimento à população, defendendo também a valorização dos profissionais da área e o fortalecimento da estrutura hospitalar do município, especialmente no Hospital Municipal de Lagoa Grande.

“Então, eu falo aqui na presença do Ministério Público, falo aqui com a Ana, que é Secretária de Saúde, mas falo pra vocês que incentivam nossos grupos. Coloquem isso. Não tenha medo, não. É democrática a discussão, é necessária a discussão, é necessária a valorização, concordo, em número e grau e em gênero, mas se a gente não cuidar bem dos nossos pacientes, dos nossos pais, das nossas mães, dos nossos filhos, dos nossos netos, pra nós a saúde não vai funcionar.”

Além de Mantena, estiveram presentes na conferência os vereadores Altamir Leite (Pipi), Joaquim da Rocinha, Edneuza Lafaiete, Josafá, Professor Vavá, Rosa Farias e Augusta Borges.

Texto: Ábia Ramos

Foto: Hellen Karine

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano e em Matemática, pela Faculdade Prominas - Montes Claros. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com a Pedagoga Amanda Scarpitta e pai de duas filhas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário