Golpe: Beneficiários do Bolsa Família de Lagoa Grande e outras cidades relatam que o saldo do Caixa Tem está sumindo 

 


Os últimos dias não têm sido fáceis para uma parcela importante dos usuários do Bolsa Família. De acordo com relatos de alguns beneficiários, o saldo relativo ao mês de agosto estaria sumindo do aplicativo Caixa Tem, o app que normalmente recebe os depósitos do benefício.

Os casos começaram a acontecer primeiramente na Região Metropolitana do Recife, mais especificamente na cidade de Jaboatão de Guararapes. Mas no decorrer dos últimos dias, várias outras cidades do país começaram a registrar casos. O Blog foi informado que várias beneficiários residentes em Lagoa Grande, e no distrito de Vermelhos, viram o dinheiro sumir completamente do app Caixa Tem.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate, os beneficiários do Programa Bolsa Família vítimas de golpes que resultaram na retirada indevida do dinheiro de suas contas têm três alternativas para contestar a transferência. A medida precisa ser feita junto à Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento do benefício.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) publicou, nesta quarta-feira (28.08), o Informe nº 53, com as orientações sobre as formas de contestação.

Segundo orientação do MDS, as vítimas de golpe podem:

1)      Ir presencialmente a uma agência da Caixa, com o CPF e um documento de identificação do beneficiário;

2)      Acessar o aplicativo Caixa TEM, seguindo os seguintes passos: clique no ícone ajustes; minha conta; contestar transação; clique no valor a ser contestado; responda às perguntas de segurança. Ao final apresentará a mensagem: “Contestação solicitada com sucesso.” O prazo de análise dessa contestação é de até 10 dias úteis;

3)      Pelo SAC Caixa, telefone 0800 726 0101, opção 6. Nesta opção, o beneficiário deverá informar ao atendente seu CPF e número da conta, a data e valor da transação que não reconhece e deseja contestar. O atendente realizará perguntas de segurança ao beneficiário e, então, registrará a transação.

É recomendando às famílias que são possíveis vítimas da invasão de celulares que também registrem um boletim de ocorrência. O registro pode ser feito presencialmente na delegacia mais próxima ou online.

Canais oficiais do MDS

No sentido de prevenir novas vítimas de golpes, o ministro Wellington Dias ressalta que a comunicação com as famílias é feita por meio de mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Programa Bolsa Família.

“O MDS tem recebido denúncias de que pessoas estão aplicando um golpe e tirando dinheiro de beneficiários do Bolsa Família. Imediatamente acionamos a Caixa Econômica. E orientamos: o MDS reafirma que não envia links com destinação a outros sites para os beneficiários do Programa. Esta não é uma forma oficial de contato do ministério e sim uma possível tentativa de golpe”, informou o ministro.

“Se aconteceu algum golpe, a orientação é de procurar a Caixa Econômica, registrar um boletim de ocorrência e com isso vai ser analisado o seu caso, podendo ter o ressarcimento, se comprovada uma falha no sistema”, esclareceu Wellington Dias.

O MDS reafirma que não envia links com destinação a outros sites para os beneficiários do Programa. Esta não é uma forma oficial de contato do Ministério e sim uma possível tentativa de golpe.

No caso de estratégias adicionais, por meio de SMS ou mensagens de WhatsApp, o MDS informa antecipadamente aos estados e municípios sobre o tema nos canais oficiais. O Programa Bolsa Família também não realiza ligações telefônicas de qualquer tipo.

No caso de dúvidas, os beneficiários do Bolsa Família podem procurar a Central de Relacionamento do MDS, o Disque Social, pelo número 121.

Confira o Informe nº 53 do MDS

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano e em Matemática, pela Faculdade Prominas - Montes Claros. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com a Pedagoga Amanda Scarpitta e pai de duas filhas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário