No Sertão de PE, encerra dia 31 prazo para vacinação contra febre aftosa
Encerra nesta terça-feira (31) o prazo para os criadores de bovinos e bubalinos em cidades do Sertão pernambucano vacinarem o seu rebanho contra a febre aftosa. Quem estiver em dia com a vacinação, terá até o dia 15 de junho para declarar a imunização dos animais. Em Petrolina, Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Afrânio e Dormentes, cidades atendidas pela unidade da Agência de Defesa e Fiscalização de Pernambuco (Adagro) em Petrolina.
De acordo com o inspetor fiscal agropecuário da Adagro, Geraldo Miranda, nestas cidades o rebanho é de cerca de 23 mil animais. “Até o momento já estão lançados no sistema cerca de 40 mil declarações, mas de venda de vacina já temos um registro de 20 mil doses comercializadas”, disse o inspetor fiscal da Adagro.
A partir do dia 1º de junho, os criadores que não compraram a vacina só poderão comprar a mediante pagamento da multa, que varia de R$ 60 a R$ 1.500 a depender da reincidência. “Para declarar é preciso levar a nota fiscal da compra da vacina, a quantidade de bovinos ou bubalinos existentes na propriedade e a data de vacinação”, explicou Geraldo Miranda.
O criador que não cumprir com a obrigação com os animais até esta terça-feira fica inadimplente e impedido de realizar alguns procedimentos, como obter créditos rurais, participar de feiras não apenas com bovinos e bubalinos, mas qualquer caprino, ovino ou suíno que ele tenha na propriedade.
“O criador não poderá transitar com o rebanho para feiras, venda, abate ou qualquer finalidade. Ele também fica impedido de participar de venda de produtos para merenda escolar”, destacou Gerlaod Miranda. Pernambuco é desde 2014 reconhecida internacionalmente como área livre da febre aftosa.
Serviço:
Unidade Regional Petrolina
Gerente: Maria do Carmo Freitas de Sá
Centro Agropecuário / Av. das Nações, s/nº, Petrolina-PE, CEP 56300-000
Fone/Fax: (87) 3866 6523