Um moleque no Congresso: No Dia da Mulher, Nikolas Ferreira põe peruca e faz discurso transfóbico na Câmara
O deputado Federal Nikolas Ferreira (PL – MG) foi autor de uma das falas mais transfóbicas da história do Camará dos Deputados. O parlamentar vestiu uma peruca durante discurso na tribuna da casa.
“Hoje, o Dia internacional das mulheres, a esquerda disse que eu não poderia falar, pois eu não estava no meu local de fala. Então, eu solucionei esse problema aqui. Hoje eu me sinto mulher. Deputada Nikole”, disse enquanto colocava uma peruca amarela.
Segundo ele, “as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres. Para vocês terem ideia do perigo de tudo isso, eles estão querendo colocar a imposição de uma realidade que não é a realidade. Ou você concorda com o que estão dizendo ou, caso contrário, você é um transfóbico, um homofóbico e um preconceituoso”.
O presidente da Casa, o deputado Arthur Lira, repreendeu Nikolas por discurso contra mulheres trans. “O Plenário da Câmara dos Deputados não é palco para exibicionismo e muito menos discursos preconceituosos. Não admitirei o desrespeito contra ninguém. O deputado Nikolas Ferreira merece minha reprimenda pública por sua atitude no dia de hoje. A todas e todos que se sentiram ofendidas e ofendidos, minha solidariedade”, disse Lira em suas redes sociais.
Outros parlamentares também não gostaram da atitude do deputado. O PSB, PDT e PSOL, por exemplo, vão ingressar no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados para pedir a cassação do mandato do deputado Nikolas Ferreira.