Diário Oficial de Pernambuco publica modificação na RVS Tatu-bola e Vilmar Cappellaro comemora: “mais uma vitória para os agricultores”

Os agricultores de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina, vão passar o natal e o réveillon felizes da vida. O motivo da felicidade tem nome e sobrenome, Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Tatu-bola. A partir de hoje a unidade de conservação contará com várias alterações, graças à publicação no Diário Oficial de Pernambuco, do Decreto nº 54.221, de 23 de dezembro de 2022, que modificou o Decreto nº 41.546, de 16 de março de 2015, documento que criou a Reserva.
O decreto publicado neste sábado (24) fez uma alteração no art. 6º do Decreto de 2015, que passa a vigorar da seguinte forma: Parágrafo único. Até que seja elaborado e publicado o Plano de Manejo, para todos os fins, são consideradas como em acordo com os objetivos do Refúgio de Vida Silvestre, garantindo a integridade dos recursos que a unidade objetiva proteger e assegurando às populações tradicionais porventura residentes na área as condições e os meios necessários para a satisfação de suas necessidades materiais, sociais e culturais, as seguintes modalidades de utilização da terra: (AC). Leia mais logo após a publicidade
- I – Agricultura Familiar; (AC)
- II – Práticas de produção orgânica ou agroecológicas; (AC)
- III – Sistemas Agroflorestais (SAF) sustentáveis; (AC)
- IV – Agropecuária orientada por práticas de transição agroecológica; (AC)
- V – Práticas de extrativismo sustentável; e (AC)
- VI – Manejo de apicultura e meliponicultura sustentável.” (AC)
O Blog do Everaldo conversou agora a pouco com o prefeito Vilmar Cappellaro sobre a publicação do novo decreto e o gestor disse que a ação foi fruto da reunião que teve com a secretária estadual de Meio Ambiente, Inamara Mélo, que contou com a presença dos prefeitos: George Duarte e Simão Durando, no início do mês.
“Saímos daquela reunião ciente que o decreto seria publicado, e hoje, o governador Paulo Câmara publicou no Diário Oficial as modificações. Da reunião do dia 12/12 já tínhamos conquistado as flexibilizações perante as instituições financeiras e a Neoenergia (Celpe), mas o decreto de hoje consolida nossa dedicação perante o tema, com certeza iremos entrar 2023 felizes, na certeza que os agricultores estão mais aliviados. Mas a nossa luta não para por aqui, vamos seguir lutando e apoiando as decisões em conjunto com as famílias que estão inseridas na Reserva do Tatu-bola”, frisou o prefeito Vilmar Cappellaro.
