Desafios e compromissos para um SUS forte e humanizado foram debatidos na 8º Conferência de Saúde em Lagoa Grande

O Conselho Municipal de Saúde de Lagoa Grande (CMS), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, 8° Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Cuidar da Saúde da Nossa Gente: Desafios e Compromissos para um SUS Forte e Humanizado”, o evento foi realizado na quarta-feira, 30, no Centro de Treinamento e Aprendizagem (CTA).
O tema principal da Conferência foi abordado pela palestrante Michele Rabêlo, Apoiadora de Educação Social da Gerência Regional de Saúde (8° Geres). Os eixos temáticos propostos para a formatação do Plano Municipal de Saúde que será executado nos próximos quatro anos da atual gestão foram: Acesso, Equidade e Qualidade à Saúde; Valorização dos Trabalhadores do SUS e Gestão do Trabalho; Gestão do SUS e a Participação Social e a Vigilância em Saúde e Enfrentamento de Emergências Sanitárias.
Em sua fala durante a abertura da Conferência, Francisco Nailton, presidente do Conselho Municipal, enalteceu o diálogo entre governo e sociedade civil como elo principal na condução universalizada e efetiva do Plano Municipal de Saúde e nos avanços do SUS no município.
Na linha do presidente do CMS, a secretária municipal de Saúde, Ana Araújo, corroborou com a fala de Francisco Naiton, “porque saúde se trabalha em parceria, dialogando com a sociedade para atender as reais necessidades da população usuária do SUS no município”.
A prefeita Catharina Garziera frisou que a sua gestão será sempre pautada no diálogo e na escuta social de todos os segmentos e aproveitou para anunciar a conquista de uma base do SAMU no município, uma aquisição importante que integra o pacote de outros anúncios que estarão sendo divulgados em breve pela gestão. “A discussão da Conferência chega para democratizar os avanços e identificar os desafios que ainda precisam ser superados. Cada ideia aprovada aqui será compartilhada e ouvida com seriedade e o compromisso que realmente merece”, completou a prefeita.
Estiveram presentes o vice-prefeito Olavo Marques; secretários, o promotor de justiça, Filipe Regueira de Oliveira, Avelar Santos, da Gerência Regional de Saúde, representantes de associações, de movimentos sociais, conselhos municipais e outras autoridades.
Fotos: Santiê Comunicação
ASCOM – PMLG
