Vereadores aprovam projeto que reconhece ‘grau’ de motocicleta como esporte


A Câmara de Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, aprovou na última quinta-feira (22) um projeto de lei que reconhece a prática de “Wheeling”, popularmente conhecida como “grau”, bem como outras manobras de motocicletas, como prática esportiva.

A proposta, apresentada pelo vereador José Lucas Alves Ferreira , o Lukão (PSDB), usou como justificativa que embora a prática em vias públicas seja uma infração gravíssima, o reconhecimento como esporte regulamentado é uma forma de estimular o lazer seguro e disciplinado.

O projeto de lei foi aprovado por unanimidade e seguirá para apreciação do prefeito Glêdson Bezerra (Podemos).

O que prevê o projeto? ️

Conforme o projeto, a modalidade esportiva do “grau” poderá ser praticada exclusivamente em locais apropriados, com tráfego interrompido e sinalização adequada.

Além disso, o Poder Executivo Municipal ficará autorizado a destinar espaço para a prática do esporte, a seu critério.

Os praticantes do “grau” também deverão cumprir alguns requisitos, como:

  • uso obrigatório de equipamentos de segurança previstos na Lei Federal nº 9.503/1997 – Código de Trânsito Brasileiro (CTB);
  • a motocicleta deve estar com o IPVA em dia e
  • o condutor deve possuir CNH, permissão para dirigir ou autorização para ciclomotor.

Também será exigido um cadastro pessoal dos praticantes em local definido pelo município, visando organização e segurança.

Vale ressaltar, que o projeto não autoriza a prática em vias públicaso que continua sendo crime de trânsito conforme o CTB.

Prática do “grau” mesmo proibida é comum ser vista no Ceará.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano e em Matemática, pela Faculdade Prominas - Montes Claros. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com a Pedagoga Amanda Scarpitta e pai de duas filhas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário