Miguel é candidato de Bolsonaro para governo de Pernambuco?

Todas as paredes sabem que o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho(MDB) é candidatíssimo ao governo de Pernambuco em 2022. Faz parte do projeto político sonhado e trabalhado por seu pai, o senador Fernando B. Coelho(MDB-PE) que finda este mandato e terá páreo duro pra sua reeleiçao.

FBC aposta tudo no filho Miguel, amparado pela votação avassaladora e histórica em 2020 para reeleição de prefeito. Uma nomeação. Mas a hegemonia de FBC politicamente no estado pernambucano inteiro tem restrições e dúvidas eleitorais na definição mais otimista de cientistas políticos simpáticos à centro direita onde se acomoda a família Coelho.

A performance eleitoral dos Coelho sertão adentro não obtém mesma equação no agreste e região metropolitana de Recife.

A eleição de FBC pro senado em 2014 foi alavancada pela comoção vinculada à morte prematura do governador Eduardo Campos com inquestionável hegemonia política do PSB na maioria absoluta de municípios por todo o estado. Nessa esteira eleitoral pesou muito a força e prestígio da família Arraes.

Em oito anos muitas situações e circunstâncias partidárias na geografia política que escreve a circunscrição eleitoral de FBC mudaram radicalmente.

FBC rompeu com os socialistas que lhe deram guarida e prestígio para compor um vôo próprio. Pavimentou outra agenda e tornou-se auto-suficiente compondo com a extrema direita onde é líder do governo Jair Bolsonaro e construindo palanque com antigos desafetos da direita moderada em Pernambuco. Como Mendonça Filho(DEM) entre outros caciques de origem arenista. Uma fatia política com inspiração em Marco Maciel e Roberto Magalhães.

Na disputa pré eleitoral ao governo de Pernambuco Miguel Coelho sabe que terá dificuldades dentro do MDB pernambucano, ainda muito jarbista e sob poder cartorial de Raul Henry.

Miguel não tem como fugir do carimbo político de Jair Bolsonaro. Como fez na eleição municipal.

A aposta de Miguel inclui as circuntancias de conjuntura nacional quanto à popularidade e aprovação política do presidente Jair Bolsonaro. Os institutos de pesquisa terão esse quadro nos próximos meses. Miguel poderá ser beneficiado ou derretido na disputa pelo governo de Pernambuco.

FBC tem colhido recursos e prestígio de Bolsonaro que não faltou com o cofre na cooperaçao em obras para Petrolina.

O bônus das obras em Petrolina simultâneo ao desgaste de Bolsonaro na questão com que trata e avalia a pandemia com toda consequência econômica e social é ponto de avaliação científica para essa eleição de 2022.

Por Marcelo Damasceno TRANSRIO FM e Blog Catedral.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano e em Matemática, pela Faculdade Prominas - Montes Claros. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com a Pedagoga Amanda Scarpitta e pai de duas filhas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário