Prefeito visita Embrapa Uva e Vinho – RS, em busca de novos negócios para Lagoa Grande

A Embrapa Uva e Vinho em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, através do pesquisador Mauro Zanus, recebeu este mês, a visita do Prefeito Vilmar Cappellaro de Lagoa Grande – uma das maiores produtoras de uvas e vinhos do Vale do São Francisco – PE. Junto com ele estava o ex-prefeito e enólogo Jorge Garziera, um dos primeiros a acreditar e trazer uvas para esta região. A comitiva foi acompanhada pelos pesquisadores Patrícia Ritschel, Jorge Tonietto e João Carlos Taffarel.

Cappellaro, que foi o primeiro presidente da Câmara de Fruticultura em 2008, no Vale do São Francisco, disse que ali foi um pontapé inicial da parceria com Embrapa. “Estamos buscando a denominação de origem da uva que irá dar uma alavancada na questão comercial, pela característica de clima e solo. Queremos expandir as novas variedades para os produtores de nossa região”, afirmou.

Zanus lembrou, que a Embrapa Uva e Vinho dispõe de pesquisa já realizada no Vale do São Francisco. “Estamos com projetos de novas cultivares para indústria, suco, e uvas de mesa sem semente”, lembrou. A variedade BRS vitória, primeira cultivar brasileira de uva sem sementes, elaborada pela Embrapa Uva e Vinho é outro exemplo desta ligação. São 200 hectares já plantados desta casta. “Ela é recomendada para regiões de clima tropical úmido, como o sudeste Brasileiro e o tropical semiárido, caso do Sertão”.

Os cases de sucessos apresentados na Serra (IP Pinto Bandeira, IP Altos Montes, IP Monte Belo do Sul, DO Vale dos Vinhedos e IP Farroupilha), existem há dois anos e meio onde se trabalha com projetos para a IP – Indicação de Procedência, para o Vale do submédio do São Francisco. “Vemos que nos trópicos, a viticultura tropical para uva de mesa e para vinhos, tem se intensificado. O Vale do São Francisco permite não só dois ciclos por ano, com uma colheita, com mais ciclos sucessivos ao longo do ano, um diferencial de ganho enorme”, disse o pesquisador Jorge Tonietto, que atua no projeto.

Com informações do Núcleo das Comunicações e Relações Institucionais da Prefeitura de Lagoa Grande – PE

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário