Urnas eletrônicas são preparadas para as eleições no Sertão de PE

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), começou o processo de preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas em cinco municípios do Sertão pernambucano. As urnas foram levadas para Petrolina, também no Sertão do Estado, onde serão testadas. O objetivo é evitar erros no dia da votação.

Durante a preparação das urnas, três cartões de mídia são inseridos nos equipamentos. São copiadas nas urnas informações dos eleitores, dos candidatos e local de votação. Uma das mídias vai registrar o resultado. 89 urnas dos municípios de Afrânio e Dormentes já foram preparadas.

“Esse trabalho é também uma checagem do equipamento, que checa a energia elétrica, a bateria e o dispositivo, no caso de Petrolina, a digital”, destacou o juiz eleitoral, Josafá Moreira.

Em Petrolina serão usadas 577 urnas nas três Zona Eleitorais. Na reserva ficam 504. No Cartório Eleitoral da cidade, também serão preparadas as urnas de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. Todo o processo é acompanhado por representantes dos partidos, Ministério Público e da ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Além da preparação, também é realizada uma auditoria, onde é feita uma votação com dados reais dos candidatos e dos eleitores. “Essa urna sai daqui, do polo 13, que corresponde aos municípios de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Afrânio e Dormentes. Elas saem daqui para as seções eleitorais já devidamente preparadas e testadas”, completou o juiz  Josafá Moreira.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário