Lagoa Grande terá programação especial na Semana do Microempreendedor Individual

Empresários e pessoas que desejam abrir o seu próprio negócio terão uma série de oportunidades para capacitação e orientação em gestão empresarial com a Semana do Microempreendedor Individual (MEI) 2017. O evento é realizado pelo Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em todo o país, de 8 a 13 de maio. Em Pernambuco, a programação se estende ao longo do mês, com previsão de 278 atividades gratuitas. Os interessados ainda vão poder tirar dúvidas em palestras, oficinas e participar de consultorias com especialistas em pequenos negócios.

Os microempreendedores individuais são aquelas pessoas que trabalham por conta própria e desejam transformar seu comércio, fábrica ou serviço em uma empresa formalizada. Para isso, a Receita Federal oferece uma modalidade tributária reduzida, o Simples Nacional, taxa unificada de impostos que cede ao microempreendedor um CNPJ, permite a emissão de nota fiscal e facilita o acesso a crédito como pessoa jurídica. Desse modo, o MEI terá direito a benefícios trabalhistas como aposentadoria, auxílio-doença, licença-maternidade e, ainda, a possibilidade de contratar até um funcionário. Estão dentro dessa faixa de contribuição as empresas que faturem até R$ 5 mil por mês ou R$ 60 mil por ano.

De acordo com pesquisas desenvolvidas pelo Sebrae, a maioria dos microempreendedores individuais trabalha com serviços e comércio, não possuem outra fonte de renda, se formalizam para ter uma empresa formal e benefícios do INSS. As pesquisas também apontam que, com a formalização, 68% aumentaram as vendas, 78% melhoraram condições de compra junto aos fornecedores e 50% passaram a vender para outras empresas. “O MEI responde hoje por quase 300 mil da força empreendedora no estado. Dessa forma, a importância da Semana do MEI será voltada para o aperfeiçoar a gestão e estimular o crescimento desses negócios por meio da inovação”, afirma Ana Cláudia Dias, diretora técnica do Sebrae em Pernambuco.

Para quem deseja saber mais, a programação da Semana do MEI 2017 vai abordar as etapas pertinentes à abertura e desenvolvimento de uma empresa individual. Quem ainda não deu entrada no MEI vai se informar sobre planejamento e modelagem de negócio, pode saber mais sobre aplicação de diagnóstico de mercado, além de ter informações da Receita Federal sobre cruzamento de dados da pessoa física e pessoa jurídica. O Sebrae também vai esclarecer como o microempreendedor pode se tornar fornecedor para compras governamentais, participando de licitações e outros serviços.

Além disso, os microempreendedores que já estão no mercado vão ter capacitações nas áreas de inovação, sustentabilidade, ferramentas digitais, comércio exterior e conhecer as tendências de mercado. Haverá, ainda, a oportunidade de assistir exemplos de MEI que tiveram êxito na sua formalização. Também estarão dentro da Semana do MEI as palestras que compõem o programa SEI (Sebrae Microempreendedor Individual), que esclarece sobre estratégias de vendas, administração, compras e planejamento. “O intuito do Sebrae é ampliar a informação e a orientação para a formalização desses negócios, principalmente nesse momento da economia, quando muitas pessoas buscaram atuar em uma atividade produtiva”, declara Ana Dias.

PETROLINA – A unidade do SEBRAE no Sertão do São Francisco vai realizar  atividades em Petrolina, Lagoa Grande, Cabrobó, Orocó  e Belém do São Francisco de 08 a 25 de maio. Serão capacitações, palestras e consultorias, tudo gratuito e com certificado digital.

“É uma campanha que visa a valorização dos microempreendedores, e é importante que eles participem para ampliar seus conhecimentos em educação empreendedora, melhorando a gestão de seus negócios”, destaca o analista do Sebrae no Sertão do São Francisco, Hélder Gomes.

PROGRAMAÇÃO:

Petrolina

Capacitações:

08 a 31 de maio

18h às 22h – Capacitação Começar Bem

Local: SEBRAE – Unidade do Sertão do São Francisco, Centro de Convenções

10 de maio de 2017

18h às 22h – Oficina Sei Empreender

11 de maio de 2017

18h às 22h – Oficina Sei Planejar

17 de maio de 2017

18h às 22h – Oficina Sei Controlar Meu Dinheiro

18 de maio de 2017

18h às 22h – Oficina Sei Formar Preço

27 de maio de 2017

19h às 21h – Palestra MEI/Sebraetec

12 a 14 de maio

17h as 22h – Feira do MEI

Local: Orla (Porta do Rio)

Consultorias – 08 a 12 de maio

Local: AGE – AgÊncia Municipal do Empreendedor

Rua da Simpatia, 135 – centro

Das 08h às 13h.

Fone: 3861-8270

Local: SEBRAE – Petrolina

Av. 31 de março s/n – Centro de convenções

Fone: 2101-8900

Das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Lagoa Grande

08 a 12 de maio

Local: Cetep (Centro de Ensino Técnico Profissionalizante) – localizado na saída para Jutaí

08 de maio – 19h às 21h

Palestra: Turismo e Desenvolvimento Local

10 de maio – 18h às 22h

Oficina Sei Formar Preço de Venda

11 de maio – 18h às 22h

Oficina Sei Clicar

Belém do São Francisco

23 a 25 de maio

Endereço: Avenida Araújo de Carvalho Caribé, n 928, em frente a Rodoviária.

23 de maio – 19h às 21h

Palestra: Qualidade no relacionamento com clientes

24 de maio – 18h às 22h

Oficina Sei Vender

25 de maio – 18h às 22h

Oficina Sei Comprar

Cabrobó

15 a 17 de maio

Endereço onde serão realizadas as oficinas ainda não está definido

15 de maio – 19h às 21h

Palestra: Qualidade no relacionamento com clientes

16 de maio – 18h às 22h

Oficina Sei Clicar

17 de maio – 18h às 22h

Oficina Sei Formar Preço de Venda

Orocó

17 a 19 de maio

Local ainda não definido

17 de maio – 19h às 21h

Palestra: Transforme seu cliente em fã

18 de maio – 18h às 22h

Oficina Sei Formar Preço de Venda

19 de maio – 18h às 22h

Oficina Sei Vender

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário