Pela primeira vez, 36% da Câmara de Lagoa Grande será de mulheres.

A representatividade feminina nos cargos eletivos no Brasil ainda permanece pequena, apesar das campanhas feitas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) antes das eleições desse ano. Historicamente Lagoa Grande sempre teve pouca ocupação feminina na Câmara de Vereadores. Vale destacar que a cidade teve uma representante da classe feminina no Poder executivo entre os anos de 2009 a 2012.

Apesar disso, o cenário tem mudado, mesmo que lentamente no município. Dentre diversas cidades pesquisadas, Lagoa Grande ganha destaque, ao ter mais de 36% do Poder Legislativo ocupado pelo público feminino, quando se considera a próxima legislatura.

Atualmente a Câmara comporta 11 vereadores, e quatro nomes dentre os próximos a ocuparem vaga na Câmara serão de mulheres. Isso representa 36,36% dos eleitos. É a primeira vez na história da cidade que mais que duas mulheres são eleitas.

Comparando com as cidades vizinhas, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande se destaca com 4 mulheres eleitas. Petrolina, dos 23 eleitos, apenas duas cadeiras serão ocupadas por mulheres, ou seja, quase 8,7%. Em Santa Maria da Boa Vista, dos 13 eleitos, uma é do sexo feminino, uma percentagem de quase 7,7%.

De acordo com dados divulgados pela Justiça Eleitoral, em todo o Brasil são mais de 55 mil pessoas eleitas para cargos de vereadores, sendo que apenas 14% (pouco menos de 8 mil) são mulheres. Já nos cargos de prefeito são mais de 5 mil municípios. desses apenas 12% serão governados por mulheres.

Parabéns Lagoa Grande, a ocupação de 4 mulheres na próxima legislatura deve representar bem a classe feminina do município no poder legislativo.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário