Prefeito eleito de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro, parabeniza os técnicos agrícola.

Quem faz mais pelo campo, se dedica de sol a sol, merece o reconhecimento e a celebração de todos nós. Feliz dia do técnico agrícola” afirma o Prefeito eleito de Lagoa Grande, Cappellaro

Hoje, 05 de novembro é comemorado em todo o território nacional o dia do técnico agrícola. A data foi escolhida, devido ser o dia em que foi publicada a lei que criou a profissão que é regulamentada pela Lei n˚5.524, de 05 de novembro de 1968, pelo Decreto Federal n˚90.922, de 06 de fevereiro de 1985 e com alterações do Decreto Federal n˚4.560, de 30 de dezembro de 2002, que cria e fixa as atribuições dos Técnicos Agrícolas, em suas diversas habilitações.

No Brasil, os números da produção agrícola têm crescido anualmente. Segundo o Observatório agrícola da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de grãos para a safra 2016/17, poderá ficar entre 210,5 e 214,8 milhões de toneladas. O crescimento poderá ser de até 13% em relação à safra anterior. A área plantada está prevista se situar entre 58,5 e 59,7 milhões de hectares. O crescimento previsto poderá ser de até 2,3% se comparada com a safra 2015/16.

Por cultura

Algodão: a produção deverá ser superior, apesar da redução de área. Amendoim: a estimativa é de safra entre 408,8 e 421 mil toneladas, incrementada pelo ganho de área e produtividade. Arroz: a retomada nas áreas não cultivadas, na safra anterior, deve resultar numa produção entre 11,6 e 12 milhões de toneladas. Feijão primeira safra: o forte incremento de área poderá refletir numa produção de 11,9 a 18,7% superior à safra passada. Milho primeira safra: após três anos consecutivos de queda, a safra deverá ser superior à anterior. Soja: projeção de crescimento de até 6,7 a 9% na produção, podendo atingir de 101,8 a 104 milhões de toneladas.

De acordo com um empresário do setor, o aumento da produção está ligado às novas técnicas utilizadas na produção e à contratação de mais profissionais. “O mercado de trabalho oferece muitas oportunidades de trabalho para técnicos agrícolas, tanto com o pequeno, como com o médio e o grande produtor”. No entanto, ele ressalta que o mercado exige profissionais cada vez mais qualificados.

“Em meu nome e de minha família que também somos produtores; em nome de todos que fazem a agricultura familiar de nossa região, produtores grandes, médios e de pequenos portes e em nome de toda a cadeia produtiva que tem este profissional ligado diretamente, queremos parabeniza-los por toda a sua dedicação. É um profissional fundamental no desenvolvimento das atividades do campo, tanto na agricultura, como na agropecuária. Ele é responsável por planejar e acompanhar a colheita e também pelo armazenamento e distribuição dos produtos” enalteceu Vilmar Cappellaro, Prefeito eleito da cidade de Lagoa Grande-PE, que é grande produtora de frutas, notadamente a uva e na produção dos mais deliciosos vinhos do país.

Lagoa Grande que fica no sertão Pernambucano, é considerada a capital da uva e do vinho do nordeste.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário