Miguel Coelho anuncia reformulação do Nova Semente em Petrolina

No Sertão de Pernambuco, o prefeito de Petrolina Miguel Coelho anunciou nesta quinta-feira (26), durante uma coletiva de imprensa, uma reformulação do Programa Municipal Nova Semente. Segundo o gestor, o programa passará a ser gratuito e as creches, que antes ofereciam 14 mil vagas, vão atender mais de 17.407 crianças na Educação Infantil, mas agora contando com a integração entre as unidades do Nova Semente e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

De acordo com Miguel, a essência do programa será preservada, mas serão necessárias alterações. “As crianças do berçário até o pré, elas são a nossa prioridade e é ela que nós atenderemos, seja em CEMEI ou em Nova Semente. O Nova Semente vai continuar integral do berçário ao Maternal I, de 0 a 2 anos. Já do Maternal II ao pré, as crianças vão para Rede Municipal, para o CEMEI, e vão estudar como todas as outras crianças já estudavam”, explica.

Serão mantidos 91 prédios do Nova Semente funcionando. “Prioritariamente a gente vai relocar as crianças que estão perto de uma CEMEI, onde tem um CEMEI próximo que está fechada e que está com vaga ociosa, nós vamos relocar a Nova Semente para dentro da CEMEI. Em localidades que não existem uma CEMEI ou creche municipal própria, é obviamente que vamos manter as unidades do Nova Semente”, esclarece.

O motivo da reformulação são os altos custos do programa, que recebe R$24 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e uma contrapartida da Prefeitura de Petrolina. Para diminuir as despesas, a Prefeitura de Petrolina prevê demissões do quadro de funcionários do Nova Semente que devem começar a ser feitas a partir do dia 30 desse mês. “Vai ser necessário fazer demissão, até porque não tinha como custear o programa. De um ano para o outro, o programa aumentou em mais de R$40 milhões, e isso a prefeitura não tem como manter, porque o recurso que chega, não cresceu na mesma velocidade”, relata.

As aulas no Nova Semente devem começar no dia 20 de fevereiro.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário