Informativos da prefeitura de Lagoa Grande

Prefeito Vilmar Cappellaro põe o pé na estrada. Começam as obras estradas vicinais

O Prefeito Vilmar Cappellaro, acompanhado do secretário da Agricultura, Reginaldo Alencar, colocou o pé na estrada avançando caatinga à dentro para consertar as principais estradas vicinais no município. Ontem, 06, Vilmar foi acompanhar as obras de aberturas de estradas, nivelamento e patrolamento das vicinais da região da Ribeira do Recreio. Segundo os agricultores e produtores, há mais de 4 anos não se via máquinas trabalhando naquela região.  “Vamos fazer mais de 1.800 kms de estradas. São importantes vias de acesso para os alunos que dependem do transporte escolar, vamos atender os agricultores, para baratear o escoamento da produção agrícola e melhorar o fluxo de carros e motos um benefício social para estas comunidades” garantiu o Prefeito.

Estas obras são possíveis devido ao enxugamento das despesas fixas do governo, a economia administrativa dos recursos próprios e de repasses do FPM. Todas as principais vias de escoamento de produção da região de sequeiro serão contempladas: Da PE 122 até Pintada; de Açude São Mateus; de Sombrio a Jutaí e Cristália; de Jutaí a Salinas; de Jutaí a Baixa Funda; de Jutaí a Rocinha; de Jutaí a Belém, entre outras. Durante as o Prefeito também esteve acompanhado dos vereadores: Fernando Angelim e Nena Gato.

Convocação geral da Associação Comunitária dos Agricultores da Malhada Real

A Associação Comunitária dos Agricultores da Malhada Real – ASCAMAR em Lagoa Grande está convocando todos os seus associados para a Assembléia Geral da eleição e posse da nova diretoria, dos conselheiros e de suplentes que será realizada nesta quarta-feira, 07, ás dezessete horas em sua Sede social- ASCAMAR.

A presidente da Comissão Organizadora do processo eleitoral, Maria da Penha Ferreira Leal Paixão, reforça o convite para o comparecimento de toda a comunidade devido a grande importância da Associação para os produtores daquela comunidade.

Avanço na saúde: População é duas vezes campeã em exames, cirurgias e consultas especializadas na UPAE

Os números comprovam a atuação competente e eficaz de toda equipe da secretaria da Saúde de Lagoa Grande, especialmente da Central de Regulação, no que diz respeito à marcação de exames, cirurgias e acompanhamento médico especializado conforme histórico patológico do paciente.  A coordenadora da Central ressalta Estamos comemorando porque Lagoa Grande é o único município da 8ª GERES que ficou em 1° lugar em marcações, por dois meses consecutivos, abril e maio, batemos o nosso próprio recorde, atingimos 94% das marcações. Estamos seguindo rigorosamente o alinhamento de atendimento a população da forma que o Prefeito Vilmar Cappellaro exige e quem ganha é a população” acrescenta Shirlys Guimarães.

Como funciona a central de marcação

Após passar pelo atendimento médico da rede de atenção básica do município, (PSF), o paciente sendo indicado para o especialista (cardiologia, oftalmologia, gastroenterologia, ginecologia, etc.), ou para exames (ressonância magnética, tomografia, mamografia, ultra-sonografia, etc.), a Central de Regulação recebe o pedido, adiciona no Sistema e monitora a liberação da 8ª GERES conforme as vagas de cada especialista disponível com as cotas do município. Ranking: Lagoa Grande, 94%; Petrolina, 93%; Cabrobó, 84%; Santa Maria B. Vista, 83%; Dormentes, 79% e Orocó, 68%.

Cappellaro avança na valorização dos artesãos. Parceria garante venda de 80 peças para Rio Sol

A cidade de Lagoa Grande no Sertão Pernambucano, com uma pujante produção de uvas, vinhos, espumantes e sucos, ganha mais um destaque regional na produção do artesanato. Os talentos variam em diversos estilos. E a Prefeitura, através do departamento da Cultura e Turismo, lançou o programa de valorização do artesanato realizando parcerias para trazer cursos e aproximar o artista da classe empresarial para alavancar a comercialização. Da ação que começou pouco mais de um mês, surgiu a primeira venda de 80 peças da artesã Ramony Leal para a vinícola Rio Sol que recebe uma média de mil turistas a cada mês

Para o gerente de Operações da Rio Sol “Os turistas terão a oportunidade de conhecer e levar souvenires como: Bolsas de crochê, chaveiros e portas-vinho. Realizamos um trabalho social importante estimulando os artesãos a criarem peças com valor agregado para os turistas. Queremos elevar o nome e a arte da cidade junto aos nossos produtos em nossas lojas” disse Tobias Mello. Outros empresários estão sendo convidados a aderir ao programa. O Prefeito comemorou “Isso demonstra que este o caminho. Vamos continuar sensibilizando empresários e apoiando nossos artistas na inserção da indústria cultural, do turismo e na geração de renda”  afirmou Cappellaro.

Prefeitura, SENAR e Sindicato Rural Patronal trazem Mestre Zuza pra ensinar artes na cerâmica em Riacho do Recreio

Com o objetivo de incrementar renda a familiar e ampliar os recursos turísticos no meio rural, começou hoje, 05, na comunidade de Riacho do Recreio, zona rural de Lagoa Grande-PE, o curso de capacitação de artesanato em argila. Um dos líderes da Associação da Agricultura Familiar e dos Criadores do Riacho do Recreio – AFACRI enfatizou, “Agradecemos o apoio do Prefeito Vilmar que em parceria com o SENAR e o Sindicato Rural Patronal nos deram este apoio. Nossa localidade é riquíssima na matéria prima e os moradores já produzem diversos estilos de souvenir de artesanato com tecido customizado, crochê e agora vão aprender a produzir produtos em argila” considerou Ivo.

Durante 40 horas do curso de artesanato em argila, além das peças decorativas, os alunos irão construir um forno para queimar a cerâmica, que continuará sendo usado na comunidade. O mestre Zuza, ceramista e poeta, da cidade Tracunhaém-Pe, enfatiza que a técnica utilizada é o “barroco contemporâneo”. “Os alunos precisam ter esta primeira experiência do contato manual com o barro para ter uma noção de como tratar a argila, pra depois avançar para a confecção de vasos, jarros, bandejas. Peças maiores há necessidade de um torno. Depois desta experiência cada um por si já poderá se desenvolver” acrescentou. Quem desejar conhecer mais as artes do Mestre Zuza veja o vídeo:

ASCOM

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário