Horário de Verão causa mudanças na rotina de quem vive em Pernambuco

O horário de verão brasileiro, que tem o objetivo de economizar energia elétrica no país a partir de um maior aproveitamento da luminosidade natural, começa à 0h de domingo (16). Até o dia 19 de fevereiro de 2017, moradores de dez estados e do Distrito Federal terão que adiantar o relógio em uma hora. Pernambuco não faz parte desse grupo, mas quem vive no estado deve sentir o efeito da mudança.

O G1 lista, a seguir, algumas áreas em que o horário de verão provoca mudanças na rotina dos pernambucanos:

Televisão
Como 2016 é um ano eleitoral e em algumas cidades pernambucanas vai acontecer o segundo turno, a principal mudança na programação televisiva é que a propaganda eleitoral deverá considerar o horário de Brasília. Ou seja, será veiculada em Pernambuco às 12h e às 19h30.

Na Globo Nordeste, a programação começará uma hora mais cedo apenas aos domingos. “De segunda a sábado, não haverá alteração na grade da manhã e da tarde. Já à noite, o Jornal Nacional será dividido em duas partes por causa do horário político e será exibido após o telejornal local, seguido pelas novelas das 19h e das 21h. A quarta-feira será uma exceção devido ao futebol: o jogo começa às 20h45 e depois da partida vem o capítulo da novela das nove”, explica o supervisor de programação Fernando Esdras.

Rádio
Em Pernambuco e nos outros estados onde não haverá horário de verão, as emissoras de rádio devem gravar o programa ‘A Voz do Brasil’ para retransmissão no horário local das 19h às 20h. Já a transmissão do Guia Eleitoral para o segundo turno acontece no horário de Brasília, o que equivale às 6h e às 11h nas rádios pernambucanas.

Voos
Os passageiros das companhias aéreas devem redobrar a atenção aos horários de embarque e de conexões durante o período de vigência do horário de verão. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), o bilhete aéreo apresenta a hora local, já que a informação da partida se refere ao horário na cidade de origem e, a da chegada, refere-se ao horário da cidade de destino. Isso vale, inclusive, para os estados que não aderem ao horário de verão, como é o caso de Pernambuco.

A Infraero (sigla para Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) recomenda que, em caso de dúvidas sobre horários de voos durante o horário de verão, os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas por meio dos canais de atendimento de cada uma delas.

Bancos
Em Pernambuco, e nos demais estados das regiões Norte e Nordeste que não participam do horário de verão, o atendimento nas agências bancárias será antecipado em uma hora para acompanhar o funcionamento dos bancos no restante do país.

Enem
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que neste ano são aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro, seguem o horário oficial de Brasília. Então, os estudantes devem ficar atentos: em Pernambuco, os portões serão fechados às 12h, e o início das provas será às 12h30 no horário local.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário