Eleitores e mesários Lagoagrandenses faltosos nas eleições poderão pagar multas de até R$220 reais. Chefe do Cartório Eleitoral avaliou os índices de abstenções nas eleições

Eleitores de Lagoa Grande-PE, que não votaram no último dia 2, e mesários que não compareceram para cumprir suas funções nas eleições, têm até o dia 1º de dezembro para apresentar justificativa com requerimento preenchido presencialmente de segunda à sexta, das 08h20 as 14h20, no cartório da 137ª Zona eleitoral da cidade á Rua: São José – Centro.

No caso do mesário, além de preencher o requerimento de justificativa, deverá reunir documentação que comprove a impossibilidade do comparecimento. São aceitos, por exemplo, atestados médicos e comprovantes de viagens. Caso isso não aconteça no prazo, terá que pagar multa de até R$ 220.00.

Abstenções aumentaram nas eleições

Assim como nas grandes capitais, em Lagoa Grande aconteceu um alto índice de abstenções, segundo o chefe do cartório eleitoral “É um recado para a classe política. Um desencanto generalizado com a classe política no Brasil. Estes escândalos que vemos direto na TV desencantam. O povo não aguenta mais tanta mentira, tanto desleixo. A quantidade de veículos que autorizamos para o transporte dos eleitores foi muito considerável. Os partidos políticos que botaram os veículos estão de parabéns, se organizaram, deram as condições adequadas para o eleitor ir votar, mas o povo realmente não quis sair de casa. Pelo menos uma boa parcela. Estes acontecidos de escândalos como mensalão, petróleo, lava jato e outros desvios também refletiram aqui na cidade” garantiu Tancredo Ferraz.

Prazo para a entrega de novos títulos

O eleitor que não votou em três eleições consecutivas, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada. No entanto, a regra não se aplica aos eleitores cujo voto seja facultativo (analfabetos, maiores de dezesseis e menores de dezoito anos, e maiores de setenta anos) e aos portadores de deficiência física ou mental. Para os novos eleitores e quem ainda não receberam o novo título eleitoral atualizado também deverão ir pessoalmente ao cartório para a retirada.

Segundo a análise de toda equipe do Cartório Eleitoral, as eleições em Lagoa Grande, transcorreram dentro das normalidades, tranquila, embora alguns ânimos acirrados e candidatos que se exacerbaram no dia das eleições. “Por incrível que possa parecer pelo que haviam me passado da que foi em 2012, esta eleição foi tranquila. Fato que teve alguns candidatos a vereador que alteraram os ânimos e alguns comportamentos realmente me surpreendeu porque o discurso deles em campanha era um e no dia das eleições insistiam em querer agir para coagir o eleitor, o que é crime. Recebemos várias denúncias. Agimos com rigor independente da cor partidária. Nós zelamos é pelo cumprimento da democracia. No geral, avalio como ordeira e tranquila estas eleições. Parabenizo todos os candidatos a Prefeito, aos candidatos a vereador, todo o corpo jurídico dos candidatos e a toda assessoria dos candidatos que compreenderam e respeitaram o nosso trabalho aqui na cidade” agradeceu o Chefe Eleitoral. (Texto e foto: Sérgio Martins)

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário