‘Dia D’ contra a gripe acontece neste sábado (30) em Lagoa Grande, PE

A Campanha Nacional contra a Influenza, inicada no mês de abril, deve imunizar quase cinco mil pessoas em Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco. A meta é vacinar 80% do público prioritário, como preconiza o Ministério da Saúde (MS). O ‘Dia D’ da campanha está programado para o sábado (30).

Devem receber a dose da vacina crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias), profissionais de saúde, indígenas, pessoas com comorbidade e reclusos do sistema prisional.

“Nossa expectativa é vacinar cerca de 4.900 pessoas, todas incluídas entre a população do público-alvo, como determina o Ministério da Saúde. A procura está enorme e acreditamos que a meta será atingida”, destaca a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), em Lagoa Grande, Jucélia Rodrigues.

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), da sede e do interior, nos povoados de Jutaí e Vermelhos. Durante a semana, de segunda a sexta-feira, as salas de vacinação ficam abertas das 8h às 14h, na Zona Urbana e Zona Rural.

Para receber a vacina é importante levar um documento de identificação com foto, a carteira de vacinação e para as grávidas, o cartão da gestante. Os portadores de comorbidade devem levar um atestado médico comprovando a doença.

A coordenadora do PNI ressalta que quem faz parte do grupo prioritário, deve ficar atento ao prazo da campanha. “É importante fazer a imunização para fazer a prevenção, que é a forma mais eficaz de não contrair a doença. É uma forma de imunizar contra os vírus que estão circulando”, disse.

‘Dia D’
No sábado (30), será realizado no município o ‘Dia D’ da Campanha Nacional contra a Influenza. Como a procura pela vacina está acima da média, não foram repassadas quantas pessoas devem receber a dose.

Para facilitar o acesso da população, um ponto volante de vacinação será montado em frente a igreja Católica, no Centro da cidade. No ‘Dia D’ os postos de saúde da Zona Urbana ficam abertos das 8h às 17h. Já na Zona Rural é das 8h às 16h.

Vacina
A vacina é trivalente e protege contra três vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Influenza B. Todos os anos a vacina da gripe é atualizada para adequá-la aos vírus que circulam na atual estação. A composição é definida pela Organização Mundial da Saúde. (G1)

13112508_10153550350380233_563544985_o

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário