Primeira morte por influenza A de 2019 foi registrada em Petrolina.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou a primeira morte por influenza A de 2019 no estado. A vítima, um homem de cerca de 50 anos, morreu em Petrolina, no Sertão, em fevereiro. A informação consta no boletim epidemiológico, divulgado nesta sexta-feira (3), um dia antes do Dia D de vacinação contra gripe.

Apesar da confirmação da morte por influenza A, a secretaria aponta que não foi identificado o subtipo da doença, ou seja, não há como dizer se o homem teve H1N1 ou H3N2.

Até o dia 13 de abril, foram notificados 894 casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag), número 144,3% superior aos 366 do mesmo período de 2018. A síndrome pode ser provocada por vírus ou bactérias. Ela é caracterizada pela necessidade de internação de pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associados a desconforto respiratório. (Continua após a publicidade).

Dos casos registrados neste ano, 790 foram em crianças menores de 6 anos, ou seja, 88,4% do total. Do total de casos, nove tiveram resultado laboratorial positivo para a influenza B, 1 para influenza A (H1N1) e 1 para influenza A, sem identificação do subtipo.

Prevenção

Neste sábado (04) será realizado o ‘dia D’ de vacinação contra a gripe em Petrolina, no Sertão do Pernambuco. O objetivo é estimular o público a se imunizar contra a influenza. Segundo a secretaria de Saúde de Petrolina, apenas 25,57% do público-alvo foi vacinado. A campanha iniciou no dia 10 de abril e encerra no dia 31 de maio.

Podem se vacinar todos os grupos prioritários. As unidades de saúde funcionarão, das 8 às 17h na Zona Urbana, e das 8h às 13h, na Zona rural. Na unidade de saúde, Amália Granja, na Vila Mocó, será realizada uma cerimônia de abertura oficial do ’Dia D’.

Até esta sexta-feira (03), foram aplicadas mais de 18 mil doses da vacina. De acordo com a Secretaria de Saúde de Petrolina, 10.892 doses (cobertura de 35,41% desse público-alvo) foram aplicadas em crianças, 1.920 em gestantes (41,01%), 5.707 em idosos (26,5%). A expectativa é que mais de 70 mil pessoas sejam vacinadas até o final da campanha.

G1.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário