Guilherme Uchoa, presidente da Assembleia Legislativa de PE, morre no Recife, aos 71 anos

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa (PSC), morreu nesta terça-feira (3), aos 71 anos, no Hospital Português, na área central do Recife. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Alepe. O óbito ocorreu às 4h, em decorrência do agravamento do quadro de saúde do deputado, que teve edema pulmonar e parada cardíaca.

O velório começou às 10h, no Plenário Eduardo Campos, no novo prédio da Alepe, na Rua da União, no Centro do Recife. Amigos, parentes e parlamentares acompanharam a chegada do caixão à sede do Legislativo Pernambucano.

O filho do deputado, Guilherme Uchoa Júnior, disse ter recebido a notícia com muita tristeza. “Temos a sensação de dever cumprido por tudo que ele fez”, declarou.

A filha do parlamentar, Giovana Uchoa, estava emocionada e disse: “Pra mim, você não vai morrer nunca. Eu vou continuar a lutar e a fazer o que você sempre fez pelos que mais necessitam, pai.”

Após a chegada do caixão, a área em frente ao prédio da Alepe ficou lotada. Muita gente também se concentrou na entrada do plenário e no saguão principal.

Missa em homenagem ao deputado estadual Guilherme Uchoa (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Missa em homenagem ao deputado estadual Guilherme Uchoa (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

De acordo com o Governo do Estado, às 14h, está marcada uma missa com a presença do arcebispo de Olinda e Recife, om Fernando Saburido.

Meia hora depois, o corpo é levado para o município de Igarassu, na Região Metropolitana, em carro de bombeiro. O enterro, que prevê honras militares, ocorre às 16h, no cemitério da cidade.

Internação

parlamentar estava internado desde domingo (1º), depois ter problemas de saúde em casa, na Região Metropolitana, e foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Na segunda-feira (2), o boletim médico divulgado pelo hospitalinformou que Guilherme Uchoa tinha apresentado melhora no quadro de saúde e que a internação foi motivada por uma pneumonia decorrente de broncoaspiração. Nesses casos, o paciente aspira secreções contidas nas vias aéreas ou de materiais estranhos às vias aéreas.

Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchôa (Foto: Katherine Coutinho/G1)

Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchôa (Foto: Katherine Coutinho/G1)

Durante a madrugada deste domingo (1º), Uchoa teve uma indisposição, segundo a assessoria de comunicação da Alepe. Ele foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz de Rebouças, em Igarassu, na mesma região.

No caminho, o deputado desmaiou e os médicos decidiram levá-lo ao Hospital Português. Ele deu entrada às 6h. Ainda de acordo com a Alepe, o governador Paulo Câmara (PSB) esteve no hospital para visitar o presidente do Legislativo.

Perfil

Guilherme Uchoa estava no sexto mandato parlamentar e presidia a Alepe pela sexta vez consecutiva. Juiz aposentado, ele ocupou o cargo de governador de Pernambuco em cinco oportunidades, em virtude de ausência dos titulares.

O deputado nasceu em Timbaúba, Mata Norte do estado, em 22 de abril de 1947. Formou-sem em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e fez licenciatura plena em história pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, no Agreste. Também atuou como escrivão da Polícia Civil.

O presidente da Alepe integrou o Judiciário estadual entre 15 de abril de 1985 e 31 de março de 1992. Atuou nas comarcas de PalmeirinaAngelimRiacho das Almas, Caruaru, CumaruGoianaOlinda e Recife. Ele deixou dois filhos e seis netos.

Na presidência da Alepe, Uchoa fez reformas em prédios anexos e comandou a construção da nova sede. Com isso, o Palácio Joaquim Nabuco, também no Centro do Recife, foi transformado em museu.

Governador Paulo Câmara esteve no Hospital Português, no Recife, e ressaltou as parcerias feitas com Guilherme Uchoa (Foto: Wagner Sarmento/TV Globo)

Governador Paulo Câmara esteve no Hospital Português, no Recife, e ressaltou as parcerias feitas com Guilherme Uchoa (Foto: Wagner Sarmento/TV Globo)

Luto Oficial

Por causa da morte de Guilherme Uchoa, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), decretou, nesta terça (3), cinco dias de luto no estado.

Por volta das 7h, Câmara chegou ao Hospital Português, onde morreu o presidente da Alepe. A agenda do chefe do Executivo, programada para Petrolina, no Sertão, foi cancelada, segundo a Secretaria de Imprensa.

No hospital, em entrevista à TV Globo, Câmara ressaltou as parcerias feitas com Guilherme Uchoa para o desenvolvimento de Pernambuco. “Ele sempre foi transparente e firme nas convicções. Ele foi parceiro e um batalhador e vai fazer muita falta ao parlamento e ao estado”, declarou.

Governador Paulo Câmara, ao centro, presta solidariedade à família do deputado Guilherme Uchoa (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Governador Paulo Câmara, ao centro, presta solidariedade à família do deputado Guilherme Uchoa (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Câmara também prestou solidariedade aos familiares. “Quero prestar meus sinceros sentimentos a toda a família, em especial a dona Eva e aos filhos e netos”, escreveu o governador, em nota oficial.

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Adalberto de Oliveira Melo, decretou luto oficial de sete dias. Em nota de pesar, ele afirmou que Uchoa contribuiu para o TJPE e para a população por meio de seu trabalho no cargo de juiz em comarcas do Interior e da Região Metropolitana do estado.

Repercussão

Por meio de nota, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), afirmou que Uchoa lutou “pelos mais legítimos interesses de Pernambuco e seu povo, sobretudo, da população carente do Litoral e Mata Norte”. Para o prefeito, o deputado deixou seu nome na história política do estado.

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PR), destacou, por meio de nota, que Pernambuco perdeu “um político de amizade sincera e que ficará na história por seus posicionamentos firmes”. Segundo ele, o deputado deixou um vácuo em um momento em que as pessoas mais precisam de referências de liderança na política.

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio Nascimento, destacou que Uchoa dedicou-se integralmente à vida pública, “construindo uma trajetória exitosa”. Segundo ele, o deputado “sempre será lembrado por sua ética e seriedade, um amigo cordial, que deixa também um legado de inúmeras conquistas”.

Emoção marca velório de Guilherme Uchoa, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Emoção marca velório de Guilherme Uchoa, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Também por meio de nota, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PSB), destacou a trajetória política do deputado Guilherme Uchoa. “Ele era amigo dos amigos sabia ser duro e cordial ao mesmo tempo. Pernambuco perdeu uma grande personalidade, um grande líder e um dos políticos mais importantes que o estado já teve”, escreveu.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Eduardo Marques (PSB) afirmou, por meio de nota, que Pernambuco “perdeu um homem público de ilibado caráter e profundo compromisso com a gente de sua terra.”

O Partido Social Cristão (PSC) lamentou a morte do presidente da Alepe, Guilherme Uchoa. O deputado estava filiado desde março deste ano.

Segundo a nota, assinada pelo presidente da legenda no estado, deputado André Ferreira, Pernambuco perdeu uma de suas principais referências na política. O PSC também se solidariza com os familiares e amigos do parlamentar.

Cargo

Deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP) assume interinamente a presidência da Alepe (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP) assume interinamente a presidência da Alepe (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Com a morte de Guilherme Uchoa, quem assume a presidência da Alepe é o primeiro vice-presidente, deputado Pastor Cleiton Collins (PP). De acordo com o Regimento Interno da Assembleia Legislativa de Pernambuco, ele deverá convocar novas eleições em 30 dias.

“Guilherme era um homem que marcou muito esse estado, que lutou muito pelo povo, em todos os lugares por onde ele passou. Como presidente dessa casa ele foi um grande professor”, disse o deputado Estadual Cleiton Collins

“Vamos saber se realmente precisa de eleição, procurar no regimento. Para esse debate não estamos com cabeça hoje”, completou Collins, que assume interinamente a presidência da Alepe.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário