Fundação de Associação dos Portadores de Fibromialgia acontece na próxima semana

Na próxima quinta-feira (19), às 19h, acontece a Assembleia de Fundação da Associação dos Portadores de Fibromialgia e Fadiga/Dor Crônica do Vale do São Francisco (AFibroVaSF). O evento será realizado na Câmara de Vereadores de Petrolina.

Durante o evento, além da fundação da associação, acontecerá a aprovação dos estatutos e a eleição para definir o Conselho de Administração-Diretoria e o Conselho Fiscal.

AFibroVaSF

A AFibroVaSF é uma entidade de caráter social, sem fins lucrativos. A Associação surgiu a partir do projeto FibroVasf, que começou suas atividades em julho de 2016 com o objetivo de dar visibilidade às pessoas que possuem a síndrome Fibromialgia.

O projeto promovia encontros para proporcionar espaços de aprendizagem a fim de promover saúde, bem-estar e o empoderamento para quem vive com a síndrome.

Fibromialgia

A fibromialgia é um transtorno de dor crônica, bastante comum, que causa o surgimento de dor em várias partes do corpo e que não tem cura. Embora ainda não seja conhecida uma causa específica, é possível que a fibromialgia surja devido a uma sensibilidade genética ou traumas físicos ou psicológicos, por exemplo.

Para aliviar os sintomas de fibromialgia, que além da dor por todo o corpo, também podem incluir cansaço frequente, indisposição, distúrbios do sono e rigidez por mais de 3 meses, algumas opções de tratamento são tomar remédios antidepressivos e analgésicos indicados pelo médico, fazer fisioterapia e terapias alternativas, como a acupuntura.

(Do Waldiney Passos.)

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Claudete disse:

    Boa tarde! Eu sou Claudete Souza Silva e sou portadora de fibromialgia !
    Obrigada por estar nos dando esse apoio a todos nós fibrimialgicos !

  2. Dalva Santos disse:

    nossa, bem legal a iniciativa, em grupo somos mais fortes, eu aprendi muito sobre fibromialgia nesse site, me ajudou muito https://www.reumatocare.com.br/fibromialgia.html

  3. Inacia disse:

    Ótima matéria , O assunto Ainda é pouco abordado , E isso o torna desconhecido … Porém só sabe quem passa !
    Parabéns pela matéria

Deixe um comentário