Audiência pública reuni políticos de Lagoa Grande na cidade de Petrolina.

Em Petrolina, a maior cidade do Sertão, uma audiência pública tratou dos riscos que o Rio São Francisco corre após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG). A movimentação da lama de rejeitos minerais já matou o Rio Paraopeba, um dos afluentes do Velho Chico, e coloca em perigo o rio mais importante do país. Contaminação que ameaça a agricultura familiar e irrigada, a pesca artesanal, o abastecimento, o turismo e a geração de energia, afetando diretamente a economia e a qualidade de vida na região.

Na Câmara Municipal, a Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco reuniu pesquisadores, ambientalistas, representantes do poder público e da sociedade civil para um debate sobre o cenário atual, a busca de ações que minimizem o impacto ambiental e evitem novas tragédias, bem como a cobrança de punição dos responsáveis.

“Deixamos clara a importância que o São Francisco tem para o desenvolvimento econômico e social da região, reafirmando que todo nosso esforço é para manter ele vivo. É nossa obrigação defender o rio que impulsiona Petrolina, Pernambuco, o Nordeste e o Brasil.” disse Lucas Ramos.

Articulada pelo deputado estadual Lucas Ramos, o prefeito Vilmar Cappellaro, o vice-prefeito Ítalo de Vilma e os vereadores Josafá, Fernando Angelim, Mantena, Nena Gato, Alvanir e Rosa de Erasmo, participaram da Audiência Pública.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário